Desinsetização de Carrapatos
Carrapatos, um perigo para o seu pet e também para sua família!
Antes de tudo, os Carrapatos, também conhecidos como Carraças, habitam praticamente todas as regiões do planeta, e algumas espécies podem transmitir graves doenças não só para os animais domésticos.
Além disso, em locais infestados, apenas 5% dos carrapatos encontram-se nos animais hospedeiros, enquanto os 95% restantes encontram-se no ambiente.
Eventualmente, podem ser encontrados em muros, frestas, móveis, batentes de porta e janela, ou em áreas de vegetação.
Portanto, para um controle efetivo dos carrapatos é fundamental que o trabalho de extermínio seja feito por um profissional capacitado, o qual fará o tratamento em todo o ambiente. Se o tratamento for feito apenas no seu pet, cão ou gato, as chances de uma reinfestação são muito grandes.
Chame a NoPrag e acabe de vez com os Carrapatos!
Acima de tudo, a No Prag é especialista em Desinsetização de Carrapatos e Controle de Pragas (popularmente conhecida como Dedetização, ou Dedetizadora) , e também em Descupinização, Desratização, Controle e Manejo de Pombos.
Além de possuir todas as licenças e certificados necessários, a No Prag dispõe de uma equipe técnica altamente especializada, seguindo padrões e normas de segurança e qualidade.
Quer saber mais?
Primeiramente, Carrapatos são pequenos aracnídeos ectoparasitas hematófogos, ou seja, são parasitas que vivem sobre um hospedeiro, que pode ser um animal doméstico, aves, ratos ou mesmo uma pessoa, e se alimentam do sangue desse hospedeiro.
Sendo assim, para se alimentarem, os carrapatos se fixam no hospedeiro e com seu aparelho bucal perfuram a pele, causando lesão em vasos e tecidos, o que permite que o carrapato consuma grande quantidade de sangue.
Enquanto ingere o sangue, o carrapato regurgita a saliva, sendo essa a principal forma de transmitir doenças para o hospedeiro. Esses animais podem permanecer fixados nos hospedeiros por vários dias, liberando substâncias que impedem a coagulação do sangue.
A saber, o ciclo de vida dos carrapatos é constituído por quatro estágios diferentes: ovo, larva, ninfa e adulto.
Assim como as pulgas, podem sobreviver em um ambiente por diversos meses em fases imaturas e somente durante os períodos mais quentes e úmidos concluem seu ciclo, tornando-se adultos.
Além disso, existem diferentes tipos de carrapatos e estima-se que haja mais de 850 espécies diferentes. Abaixo uma breve descrição das duas espécies mais comuns e de maior impacto na saúde pública.
Fonte: Wikipedia
Rhipicephalus sanguineus (carrapato vermelho do cão)
Por certo, como o nome popular sugere, é a espécie mais comumente encontrada nos cachorros, embora também possa parasitar o homem, outros animais domésticos e animais silvestres.
As fêmeas podem por 2.000 a 3.000 ovos por dia, de preferência em lugares altos e perto do ambiente onde os hospedeiros ficam e dormem.
Surpreendentemente, as larvas não alimentadas podem sobreviver até 8 meses e meio, as ninfas seis meses e adultos até 19 meses. É considerado o principal transmissor da babesiose canina, da erlichiose (doença do carrapato) e da anaplasmose.
Amblyomma cajennense (carrapato estrela)
Também conhecido como carrapato do cavalo, rodoleiro, picaço, micuim e carrapatinho. Tem como hospedeiros preferidos os equídeos, mas pode também parasitar bovinos, outros animais domésticos e animais silvestres.
Essa espécie de parasita é mais frequente fora de centros urbanos, em locais de vasta vegetação. A principal doença transmitida por ele é a febre maculosa, que também afeta seres humanos e pode ser fatal.
Quais as técnicas que a NO PRAG utiliza?
Sobretudo, para a desinsetização, ou controle de carrapatos, é fundamental uma avaliação criteriosa feita por um técnico especializado, a partir de uma inspeção minuciosa do local para identificar as espécies infestantes e saber o tamanho do foco.
Em seguida, utilizamos defensivos de ação fulminante, desalojante e residual.
Além disso, todos nossos serviços são garantidos e com certificação.
Desinsetização ou Dedetização?
Atualmente, o termo correto é Desinsetização, mas também é conhecido por Controle de Pragas, Manejo de Pragas, ou ainda, Controle Integrado de Pragas.
A Dedetização é uma prática que não se utiliza mais, pois está relacionada ao uso do inseticida DDT (sigla de diclorodifeniltricloroetano), que foi proibido no país em 2009.
Embora o termo Dedetização ainda ser muito usado na linguagem popular, é importante utilizarmos as denominações corretas.